Quatro brasileiros lutam por seu lugar no elenco da Copa do Mundo de Tite no Qatar

Ninguém quer ser deixado em casa enquanto seus companheiros de equipe se lançam a um torneio internacional – especialmente quando se trata da Copa do Mundo. Mas os treinadores só podem trazer 26 jogadores no avião, deixando-os com algumas decisões muito difíceis de tomar entre agora e os tão aguardados anúncios do elenco em outubro antes da Copa do Mundo no Qatar neste verão – que o Brasil é o favorito para vencer, de acordo com aqueles que aposta com a Betfair.

Há tanta competição por um lugar no plantel da Seleção que não há dúvida que o Tite terá que deixar de fora alguns dos melhores talentos.

E as atuações dos jogadores nos estágios iniciais da temporada de 2022-23 do futebol europeu, que começa no final deste mês em alguns casos, influenciarão maciçamente o processo de seleção, já que muitos dos que entraram no plantel recente em junho vão querer manter seu lugar enquanto os que perderam vão querer provar seu valor aoTite.

Enquanto jogadores como Alisson, Marquinhos, Casemiro e Neymar têm seu lugar praticamente confirmado no Oriente Médio, continue lendo enquanto damos uma olhada em quatro jogadores que ainda têm que lutar por um desses lugares lucrativos.

Gabriel

Gabriel vem batendo na porta de Tite há algum tempo, e parece ser apenas uma questão de tempo até que ele finalmente faça sua estreia na seleção brasileira – especialmente com Thiago Silva se aproximando dos 40 anos e suas aparições no Arsenal se tornando ainda mais regulares.

O jogador de 24 anos foi convocado para um par de eliminatórias para a Copa do Mundo, mas não conseguiu sair do banco em nenhuma das quatro oportunidades que teve até agora. Parece que o zagueiro central poderia ser esquecido por Tite, mas um bom começo de temporada com os Gunners poderia mudar isso.

Bruno Guimarães

Outro jogador que tem que esperar um poucomais do que oesperado por sua chance naSeleçãoBrasileira, Bruno Guimarãessó se tornou um jogador regular naSeleçãodesdesuaemocionantemudança do Lyon, da primeiradivisãofrancesa, para o Newcastle United, emjaneiro.

Desdeentão, o jogador de 24 anostem se inspirado, atuando de forma brilhanteemseu novo clubeaoescalar a primeiradivisão da Inglaterra. Eleaindatem que se contentar com minutos fora do banco para oBrasil, mas o meio-campistatemquatroassistências e um golemseusúltimoscincojogos e deveconseguir um lugar no avião para o Qatar.

Gabriel Martinelli

O citado Gabriel não é o único jogador do Arsenal tentando ser notado por Tite com mais freqüência, já que Gabriel Martinelli, de 21 anos de idade, teve os mesmos problemas que seu companheiro de equipe do Emirates Stadium.

Martinelli teve um pouco mais de sorte do que seu compatriota, recentemente, fazendo sua estreia contra o Chile em uma partida das eliminatórias para a Copa do Mundo em março e, desde então, tem se destacado contra a Bolívia e o Japão. Esperemos que o fato de ele não ter realmente contribuído nessas aparições não funcione contra ele quando Tite tiver que tomar sua decisão final.

Rodrygo

Enquanto o app de apostas esportivas sugere que Éder Militão e Vinícius Júnior parecem ter a possibilidade de viajar ao Qatar depois do fantástico ano que tiveram com o Real Madrid, completando a dobradinha da Liga/Champions League na capital espanhola, seu companheiro de equipe os brancos não parece estar pregado a um lugar. Suas contribuições para o Madrid na última temporada lhe rendeu um par de convocações no início deste ano, inclusive marcando um gol contra o Paraguai em uma vitória por 4×0. Mas há muita competição para os papéis ofensivos na seleção brasileira, e com Vini Jr, Neymar, Raphinha, Gabriel Jesus e Richarlison todos em disputa Rodrygo terá que ter um bom começo de temporada para o Madrid.

Atraso, overbooking, cancelamento: como lidar com problema no voo?

Fonte: Unsplash

Você e sua família estão preparados para aquela viagem tão esperada. Mas antes mesmo de ir ao aeroporto recebem um e-mail da companhia aérea que é um verdadeiro balde de água fria: “Infelizmente seu voo foi cancelado”.

Isso sempre aconteceu. No entanto, atualmente tem se tornado mais comum do que muitos imaginam. Uma viagem de avião se tornar um grande aborrecimento com atrasos dos voos, cancelamentos e overbooking.  

Por isso, você deve estar ciente de que tem os seus direitos e eles são garantidos por uma resolução da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e devem ser cumpridos. Em determinados casos como, por exemplo, em indenização por atrasos de voos você não sairá de mãos vazias.

O site AirHelp oferece consultoria e ajuda para estes momentos complicados e é importante conferir as páginas para entender quais são seus direitos e a quem recorrer nessas horas.

Os voos atrasados

Os atrasos de voos, comuns na aviação, não acontecem apenas por culpa da companhia aérea. Afinal, esses eventos podem ser decorrentes de problemas climáticos como temporais, ventos, neblina, greves, ou problemas de tráfego aéreo.

Contudo, os atrasos também podem estar diretamente ligados à empresa como baixa ocupação em um voo. Além disso, problemas de manutenção de última hora, troca de tripulação por excesso de horas trabalhadas pode ser fatores geradores de atrasos.

De qualquer maneira, a companhia aérea tem o dever de informar os passageiros sobre qualquer atraso no voo. Ademais, ela é obrigada a fornecer uma previsão do novo horário de partida.

Mesmo que o motivo do atraso não seja por culpa da companhia aérea ela precisa oferecer assistência material aos seus passageiros.  Mas os deveres das empresas aéreas variam conforme o tempo de atraso do voo. 

  • A partir de uma hora: a empresa aérea deve fornecer gratuitamente um meio de comunicação aos passageiros como internet, telefone etc.
  • Atraso de duas horas ou mais: o passageiro tem direito à alimentação gratuita, ou seja, refeição, lanche ou um voucher. 
  • Até quatro horas: a empresa, dependendo do caso, pode optar por duas possibilidades. Caso passageiro esteja na cidade onde mora a empresa pode oferecer o transporte para casa e depois de volta ao aeroporto. Nos casos de pernoite no aeroporto, deve ser disponibilizada hospedagem e transporte de ida e volta.
  • Atraso superior a quatro horas ou voo cancelado: a empresa precisa reacomodar o passageiro em outro voo da própria empresa ou ainda de outra companhia aérea. Ou então reembolsar o valor pago pelo bilhete ou ainda fornecer outro meio de transporte. Fica a critério do passageiro a escolha. 

Overbooking 

O overbooking quer dizer exatamente que a empresa vendeu mais assentos do que poderia acomodar. Apesar de estranho, isso não é incomum na aviação e até mesmo na rede hoteleira. 

A companhia aérea tentará encontrar voluntários que estejam dispostos a embarcar em outro voo. Por isso, a empresa poderá oferecer compensações em dinheiro, milhas, diárias em hotéis etc. Caso não haja interessados na troca, a empresa fará um sorteio para ver quais passageiros deverão desembarcar. 

Como podemos ver, uma simples viagem de avião está sujeita a uma série de situações bem desagradáveis. Mas tendo qualquer problema, o primeiro passo a dar é procurar um funcionário da companhia aérea. Além disso, é importante conhecer os seus direitos e pedir assistência.

Caso o problema não seja solucionado vá diretamente ao escritório da Anac no aeroporto e registre sua reclamação. Ou então, entre em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil no portal oficial.

Não se esqueça de registrar todo o acontecido, guarde seu cartão de embarque e e-mails da empresa porque eles poderão ser muito úteis em um caso futuro de indenização.