A história dos esportes mentais está ligada a história e durante séculos ou até mesmo milênios essas modalidades passaram por ciclos de popularidade que as colocaram mais ou menos em evidência.
Mesmo com muitos anos de existência, essas modalidades nunca deixaram os holofotes e aqui será possível conhecer mais sobre esses esportes mentais que se se consagraram como os mais populares do mundo.
Xadrez recentemente passou por um novo boom de popularidade
O xadrez, esporte mental que existe há mais de 1.500 anos, passou por um grande crescimento com a chegada da série “O Gambito da Rainha”, série que só foi superada com o lançamento da recente e cheia de lições Round 6.
Conhecido no meio como “novo boom do xadrez”, esse aumento de popularidade começou em 2018 com o aumento de smartphones em computadores, notebooks e smartphones em circulação e chegou ao seu ápice em 2020 com o já mencionado lançamento de “O Gambito da Rainha”.
A série produzida pela Netflix conta com diversos bons motivos para ser assistida e desde o seu lançamento em outubro de 2020, o número de entusiastas de xadrez começou a crescer com uma velocidade impressionante.
Mais de 62 milhões de famílias assistiram a série no primeiro mês que ela esteve disponível na plataforma de streaming e os números de jogadores aumentou de maneira proporcional ao sucesso da série.
Desde março de 2020 em média 1 milhão de novos jogadores se juntava a “Chess.com”, mas somente em novembro foram registrados 2,8 milhões de novos membros nessa plataforma – um aumento de quase três vezes a média.
Esse crescimento perdurou ainda por alguns meses seguintes e o número de jogos disputados por dia na plataforma mais do que dobrou no mesmo período. Além disso, as vendas de sets de xadrez em lojas de departamento aumentaram incríveis 1100%, um número que nunca havia sido registrado em relação a essa modalidade.
Isso já seria o suficiente para atestar a popularidade internacional da modalidade, mas o fato de que também surgiram novos canais no Twitch dedicados ao xadrez, o que inclui a transmissão de competições como o evento PogChamps agregando centenas de milhares de visualizações, indicam que mesmo sem uma segunda temporada de “O Gambito da Rainha” esse esporte mental deve crescer ainda mais no futuro.
Poker tem crescido de forma constante nas últimas duas décadas
Além do xadrez, outro esporte mental que conta com um número cada vez maior de entusiastas é o poker. A modalidade Texas Hold’em é a mais popular do mundo e somente no Brasil já são mais de 10 milhões de jogadores.
Diferente do xadrez, cujo boom de popularidade é algo relativamente recente, o crescimento do poker, especialmente no Brasil, está ligado a um fluxo constante de novos entusiastas descobrindo a modalidade ao longo das últimas duas décadas.
Existem diversos fatores que são responsáveis por esse crescimento, mas é possível indicar que o principal é a popularização do poker online, que permite que qualquer pessoa jogue a qualquer hora e se tornou parte integral dos eventos ao vivo mais importantes do mundo.
Isso começou nos anos 2000 quando um torneio-satélite, ou seja, uma competição com inscrição mais em conta que permite acesso a competições oficiais para os vencedores, possibilitou que o hoje lendário Chris Moneymaker ganhasse o campeonato mundial da modalidade.
Desde então a conexão entre torneios online e ao vivo só aumentou e atualmente praticamente todas as competições oficiais desse esporte mental contam com uma parcela significativa de suas inscrições, que as vezes podem chegar a milhares de dólares, atreladas a torneios-satélite realizados na internet.
Isso possibilitou que um número gigantesco de entusiastas tenha a possibilidade de participar de competições com prêmios milionários com inscrições muito baixas ou até mesmo gratuitas, um fato que fez com que o poker chegasse a mais de 100 milhões de entusiastas ao redor do mundo, com 60 milhões nos EUA e os já mencionados 10 milhões no Brasil.
Outros esportes mentais também são muito populares
Além do xadrez e do poker, muitos outros esportes mentais também contam com um número significativo de entusiastas espalhados ao redor do mundo. Um dos principais que devem ser mencionados é o Go, esporte mental asiático milenar que até hoje conta com milhões de jogadores com direito até mesmo a um mangá muito popular.